PROJETO “HORA DA LEITURA” PRETENDE CRIAR HÁBITO EM CRIANÇAS EM ESPÍRITO SANTO DO TURVO.

assessoria 21/05/2012 - 19:29:55 Região

As crianças da EMEI Doce Anjo em Espírito Santo do Turvo já estão habituadas ao contato com livros, mesmo que sejam apenas de figuras. O projeto “Hora da Leitura” une música clássica, histórias infantis e contato com livros. Em dois horários do dia, uma música toca na escola e todas as salas param as atividades para se voltar à leitura de histórias infantis.
A coordenadora pedagógica da escola Carolina Paulino Tavares Gasparini explicou que durante vinte minutos pela manhã e na parte da tarde a escola toda para e se volta à leitura. “As crianças escutam a música e já sabem que é a hora da leitura. Elas sentam no chão e já vão procurando os livros. As músicas escolhidas são clássicas, instrumentais e MPB”, relata.
Há dias em que a professora conta histórias e em outros os alunos manuseiam os livros. A escola já possuía livros infantis que foram comprados, agora o acervo foi aumentado com a confecção de livros plastificados pelas professoras durante um curso de capacitação. “Eles adoram a hora da leitura. Já estão habituados, saem correndo pegar o livro quando escutam a música. Assimilam a música com a leitura”, afirma Carolina.
A coordenadora pedagógica relatou que os pais dos alunos gostaram da novidade e ficaram curiosos para saber sobre a música e sobre o que é a hora da leitura. Ela pensa que futuramente o projeto poderia ser ampliado para que as crianças pudessem levar o livro para a casa como em uma biblioteca. “Assim elas levariam o hábito de leitura para dentro de suas casas”, argumenta.
Na creche Maycon Douglas Godoy Américo o hábito do contato com os livros também está sendo implantado. As professoras e monitoras também iniciaram um trabalho com histórias infantis e estão deixando as crianças manusearem os livros. “A preocupação é criar o hábito de leitura desde os primeiros anos da criança, mesmo que elas não tenham a interpretação do desenho e da leitura, mas assim já criando o hábito”, disse a coordenadora.

Publicidade

Parceiros